World Music
English translation is not available yet! Here is the original text:
Mario Lucio é uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, tanto local como internacionalmente. Cita o nome de Mário Lúcio que aparece um músico, um cantor-compositor, e um dos principais artistas do país de todos os tempos. É o escritor mais premiado do país internacionalmente, o poeta que marca a viragem na nova poesia caboverdeana com o livro “Nascimento de Um Mundo”, um dos mais conceituados pensadores da sua geração, o autor do “Manifesto a Crioulização”, a obra mais actual sobre o fenómeno da Crioulização no mundo, de que é um pensador expoente, o Ministro da Cultura que lançou a nova epistimologia sobre a Cultura, com a obra “Meu Verbo Cultura”.
Nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, a 21 de Outubro de 1964.
Compondo nos principais estilos de música de Cabo Verde, como Morna, Funaná, Batuque e Coladeira, as músicas e arranjos assinados por Mário Lúcio encontram-se numa grande variedade de álbuns. È cantado e gravado por Cesária Evora e por uma gama de cantores emergentes e consagrados no país, como Mayra Andrade, Lura, Nancy Vieira, Lucibella, bem como por artistas do Brazil, Portugal, França e Itália.
A permanente pesquisa de Mário Lúcio e a perfeição que empresta aos seus trabalhos, dão à música tradicional cabo-verdiana um novo ar de modernidade, poesia e originalidade, o que é evidente nos 9 álbuns que lançou desde 1995.
Fundador e líder do grupo musical Simentera, ex-libris da música caboverdeana. Mario Lucio é multi-instrumentista e arranjador de vários álbuns de artistas cabo-verdianos. Conquistou o lugar entre os artistas do seu país graças à qualidade das suas composições, arranjos e filosofia dos seus álbuns. Tornou-se uma referência de música e cultura em Cabo Verde.